sexta-feira, 23 de julho de 2010

Saulo & Renata Calantone


Conheci o Saulo e a Renato em 2006, num festival de música cristã, chamado Fest Fusa, que ocorre todos os anos na região do Grande ABC, em São Paulo.
Naquele ano eu achei que a apresentação deles foi atrapalhada pelo som, eles foram a primeira ou uma das primeiras bandas a se apresentarem e os técnicos ainda estavam ajustando o som! Mesmo assim eles apresentaram uma música muito bonita e diferente, com som de viola!
O meu primeiro contato, de fato, com o Saulo e Renata foi na igreja deles! Foi na Igreja Presbiteriana de Suzano que aconteceu o projeto "Nossa Bossa, Nossa Roça", onde o evento teve a participação de Fabinho Silva e Débora (nossa bossa) e Saulo & Renata (nossa roça). Foi um evento bacana e diferente, onde no intervalo de cada música, os músicos compartilhavam suas experiências músicais, suas raízes e um pouco da música cristã brasileira!
Nos anos seguintes, Saulo e Renato continuou a participar do Fest Fusa, sempre ganhando algum prêmio! Não que este seja o motivo da participação deles, o Saulo mesmo sempre diz que só quer mostrar sua música!
Tive o privilégio de participar com eles do projeto "Semente, raízes e outros temperos", que também contou com a participação do Fabinho e da Débora! Também participamos juntos do Fest Fusa de 2008, onde ganhamos o prêmio de "Melhor música", com a música "Paraíso das águas".

Saulo
Compositor e estudante de viola caipira, Saulo é membro da 2º igreja Presbiteriana de Suzano onde teve seu primeiro contato com música.
Na adolescência, bebeu em quatro fontes: Música da igreja, MPB, Rock dos anos 70 influenciado por seu irmão mais velho Samuel e música sertaneja de “raiz”, influenciado pelo irmão do meio Otávio e por uma família “mateira”.
Depois de um velha crise muito comum entre os adolescentes cristãos; “As coisas do mundo e as coisas da igreja”, decidiu, bom tempo depois, discernir entre o que realmente é bom e o que realmente é ruim, seja obra cristã ou não, sem peso na consciência.
Tenta compor com criatividade usando e abusando da natureza, das cores e dos aromas da nossa cultura utilizando ritmos caipiras como Cururus, Chamamés, Modas de viola, na afinação Cebolão em Ré maior, entre outras experiências mais harmônicas em afinações como Itabira e Rio abaixo, com melodias e estruturas naturalmente simples.

Renata
A hoje cantora e estudante de piano clássico Renata, conhece a Jesus aos dezesseis anos e adentra um mundo musical diferente onde logo passa a fazer parte em grupos de música da igreja no interior paulista, em sua cidade natal - Leme, cantando e tocando teclado.
Influenciada por músicos de MPB, bandas de rock nacional e Música da igreja, canta com voz leve, afinada e clara, além de lecionar a crianças na escola dominical, trabalho que não consegue abrir mão.
De família festeira e de laços fortes, não dispensa visitar seus parentes no interior, onde se acentua seu leve sotaque caipira em longas conversas com voz bem alta, que podem durar a noite inteira...

Sobre o duo
Saulo e Renata são casados, tocam e cantam, voz e viola caipira juntos desde 2006 apresentando seu próprio repertório, músicas de outros artistas cristãos e de músicos não cristãos, além de realizar algumas parcerias em recentes apresentações com por exemplo, Fabinho Silva e Débora Camargo, o violeiro Zé do Cravo, o baterista Denis Saito e o violonista e baixista Marcos Arruda.
Suas apresentações são simples e valorizam os temas centrais das letras tentando levar o público a reflexão, a nostalgia e a infância – época marcada nos temas sempre fotográficos, como nas canções “A pipa, Revoada e Barco à vela”, e em ritmos bem regionais, letras hora caipiras e hora mais descritivas como em “Luz Serena e Paraíso das águas”.
Em processo de gravação do primeiro trabalho, assina a produção independente Saulo & Renata com arranjos em parceria com Zé do Cravo – “mestre” de viola caipira e participações de outros compositores e músicos do meio cristão e popular. Lançamento estimado para janeiro / fevereiro de 2011.

Conheça o blog do Saulo & Renata:
http://www.duosauloerenata.blogspot.com/

Festival Adorar-Te - Música: "À moda da casa"


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review