segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Conjunto Novo Alvorecer


Recebi um e-mail do Reinaldo Neves sugerindo um post sobre o Conjunto Novo Alvorecer. Confesso que desconhecia este conjunto e resolvi procurar material na internet.
Infelizmente não existe um site com a história do Conjunto Novo Alvorecer, é até mais fácil encontrar as MP3 dos discos do que informações e fotos do conjunto.
Achei em um grupo do Yahoo algumas informações que achei bastante interessante e, de certa forma, conta a história do Novo Alvorecer. Segue o texto transcrito abaixo.

Um dia existiu um conjunto musical evangélico, que revolucionou a nossa história. Através deles aprendemos a usar novos instrumentos, novos ritmos e não ter vergonha do estilo de nossa própria geração. Eles foram os pioneiros. Seguindo a picada aberta por eles, na floresta, seguiram os gigantescos monumentos do louvor: Vencedores Por Cristo, Som Maior, Elo, Logos, Vozes de Cristal, etc.

A caminhada iniciou-se em 06 de julho de 1966, num culto especial da Igreja Presbiteriana Independente da Quinta Parada, na capital paulista. Sob a direção e idealização do notável mestre Professor Agenor Pereira de Carvalho, o grupo foi chamado CONJUNTO VOCAL E INSTRUMENTAL NOVO ALVORECER. Que bênção! Que monumento! Que achado! O grupo tocou o coração de um grande empresário e músico, o Sr. Mário Vieira, proprietário da DISCOS MUSICAIS CALIFÓRNIA, uma das grandes das décadas de 60 e 70. Ele apaixonou-se pelo grupo cristão e tratou de levá-los ao estúdio. Assim, o Brasil conheceu esse conjunto jovem, que mudaria a cara do Brasil evangélico.

Muitos que me lêem foram criados ouvindo suas canções. Suas canções eram alegres e cantavam com o peito aberto. Não estavam preocupados em serem extremamente perfeitos. Eles eram extremamente humanos. Há CDs que ouvimos e que se mostram tão perfeitos, quase não-humanos, incantáveis. O Novo Alvorecer, pelo contrário, era humano. A sensação que passavam é a de um louvor de acampamento, com o pessoal sentado na grama, ou ao pé da fogueira, cantando, tocando, de forma informal, gostosa e expontânea. Por isso os jovens se identificaram com eles, pois o que eles cantavam todos conseguiam também.

Suas canções eram inteligentes. Vivendo numa geração prenhe de talentos, poesias e lutas pela democracia e liberdade, aprenderam como ninguém a fazer uso de metáforas e ilustrações do quotidiano, para dizer coisas profundas e espirituais. Um de seus autores, o grande e notável DANIEL VIEIRA RAMOS FILHO, traduziu em poesia páginas imortais da antologia da música evangélica. Sucessos como ALÉM DO PÓ, ANO 2000, ORE, vieram dessa privilegiada e abençoada mente pensante.

Sua influência era generalizada. As décadas de 60 e 70 foram de grande oportunidade, bem como de grande projeção. Não havia muita coisa; assim, era possível ver de longe os luzeiros que brilhavam. Era um tempo em que o Brasil podia cantar a mesma coisa, de norte a sul. Demorava muito para sair uma série nova de canções. Quando as novas saíam, as anteriores já eram cantadas em quase todas as igrejas. Hoje, com a proliferação da comunicação e a enchente de gravações, o leque de opções é grande o bastante para não permitir unanimidade em quase nada. Quando um cd termina de ser gravado, há outros 10 despejados no mercado; e a maioria nunca será conhecida. O Novo Alvorecer foi conhecido. E muito!

Infelizmente o ecumenismo, a teologia da libertação, a mensagem social e política invadiram os púlpitos protestantes do início da década de 80. Os pastores, formadores da opinião, adocicaram a mensagem do evangelho, e influenciaram aquela juventude. Assim, em 1982, o Novo Alvorecer experimentou sua última gravação, e suas músicas estavam longe do que diziam anteriormente. Agora a prédica era triste e denunciatória: favelas, assassinatos, latifúndios, politicas, sem muita menção de um Reino superior, mesmo em meio a um mundo caído. O tempo também foi tratando de levar cada um dos pioneiros para dedicarem-se aos filhos e aos netos que iam chegando, e o grupo dispersou-se. Com o fim do VINIL e o desaparecimento do selo CALIFÓRNIA do mercado evangélico, passamos 25 anos com as gravações do NOVO ALVORECER sepultadas na memória dos jovens crentes saudosos e tristonhos.

Por Wagner Antonio de Araújo


Nota: A Gravadora Califórnia relançou em CD a discografia do Conjunto Novo Alvorecer, para maiores detalhes acesse: http://www.californiaonline.com.br/home/

Vídeo
Música - "Além do Pó"

22 comentários:

Priscilla Salum disse...

Muito legal a ideia do post... Há alguns meses atrás também fiz esse trabalho de pesquisa sobre o Novo Alvorecer já que havia m lembrado de um trecho de uma canção linda e beeeeem antiga deles. Fiquei tão impressionada ao baixar o material que mandei um e-mail para o Daniel, um dos principais compositores das letras do grupo... Letras sinceras e atemporais, e muito arrojadas (se é que podemos colocar dessa forma) devido a época em que foram escritas.
Que outras pessoas possam conhecer suas músicas!!!

Unknown disse...

Na época muito jovenzinha..ao ouvir os louvores muito me aproximei de DEus. Sonhava em participar do grupo...achava lindas as vozes...e hoje 35 anos mais tarde poder ouvir essas musicas fizeram-se recordar de um tempo muito bom... obrigado!

Smith Gomes disse...

Como Compositor, afirmo sempre que o Novo Alvorecer e Daniel Vieira Filho, especialmente, foram minhas grandes fontes de inspiração para compor. Arrepia-me ao ouvir aquelas canções que falavam de Deus, fé , amor, etc, de forma culta, racional, inteligente e espiritual. Vivi, não uma geração de repetidores, mas de críticos e seres pensantes. Vivi a geração de adoradores inteligentes. Muito me firmei na fé, pois muito aprendi com as canções do Novo Alvorecer.

sonhomeumac disse...

Silvia-Bahia, 25-08-2011

Eu ouvi pela primeira vez nos anos 79, e dai fui me envolvendo tanto que cheguei a compar varios discos venil.
Aprendi a cantar com vozes em corais e agradeço ao conjunto Novo
Alvorecer.Amo todas as musicas inspiradoas por este saudoso conjunto. Saudades....

Evelyn Vivi disse...

Poxa, o tal CD "desviado" é justamente o que mais gosto. A metáfora do Êxodo (título do disco), comparando o povo de Israel aos migrantes nordestinos que vinham ao sudeste em busca da "Terra Prometida", é impressionante.

Não vejo nada de raso ou "adocicado" nesse disco, muito pelo contrário... e fala, sim, do Reino... qual é mesmo a mensagem central da música "O Sonho"? O convite existente em "Máquina", "Sou igual a você", "Ter ou não ter"? É o convite a seguir a Cristo, em meio a tanta comodidade, trazida pela tecnologia, e à crescente busca da satisfação pessoal/ material nos 'novos tempos'.

Saudades do grupo!

cello disse...

ouvir o conjunto Novo Alvorecer, é fazer uma viagem ao passado e relembrar ótimos momentos. Nostalgico!!!! Valeu pela sua contribuição

Unknown disse...

Cresci escutando o Novo Alvorecer,e nao conheco mente tao brilhante como a de Daniel Ramos Filho,composicoes excepcionais,pena que hoje muita gente nao conhece esta verdadeira perola.Gostaria que postassem mais materias sobre este gigante da musica gospel no Brasil,eu e todos da minha geracao iremos agradecer muito.

Jailson disse...

Lindas músicas! O Novo Alvorecer marcou época. Um projeto de Deus para a vida de muitos de nós.

Daniel Souza disse...

Olá Cleber! Adorei o post sobre o conjunto. Confesso que sou apreciador desde um tempo, quando ouvi a canção "O Sonho", sendo tocada na rádio. A partir desse momento vasculhei tudo sobre o grupo, a fim de adquirir cd's. Realmente não temos muito de informação na web sobre o conjunto. Certa vez, encontrei uma entrevista feita pelo Arquivo Gospel com o compositor Daniel Veira Ramos Filho, também integrante do grupo. De repente pode acrescentar mais ao teu post: http://www.arquivogospel.com.br/entrev_v.asp?cod_entr=12

Unknown disse...

Que grande achado este,sou extremamente fa deste grupo,que foi e ainda e um icone da musica evangelica.Pena que nao ha muitas informacoes na internet.Daniel Vieira ramos Filho e sem sombra de duvida o maior compositor do meio gospel.Composicoes como Ano 2000,Busca,Ore,Torre e tantas outras,sao simplesmente excepcionais,tenho muita saudade desse tempo.Quem tiver mais informacoes Sobre o Novo Alvorecer e seus integrantes publiquem por favor.

Paulo Martins disse...

Estes registros são muito importantes. Que Deus o abençoe! Fiz a partitura do vocal da música "Ano 2000" e disponibilizei no site http://pt.slideshare.net/paulmartin0/ano-2000-31864295
Gostaria de saber quem é o autor desta música.

Unknown disse...

Olá Wagner, quero te contar uma história...
Em 1985 meu pai se converteu ao evangelho, mas minhã mãe permanecia no catolicismo devido a tradição familiar, e as vezes não permitia, que nós os filhos fossemos a igreja. Mas ela me contou que as poucas vezes que eu, com apenas 4 anos, ia com meu Pai aos cultos voltava cantando a canção "Além do pó" e dizia a ela: "Mamãe aonde você vai passar ??" Ela me conta que a canção a confrontava fortemente, ela ficava irritada... mas no dia seguinte eu cantava e perguntava novamente. Essa canção marcou a conversão da minhã mãe que naquele mesmo ano, no dia do batismo do meu Pai, entregou sua vida a Jesus.
Obrigada pelas informações, pois não conhecia o grupo ... lembranças incríveis. Grata de coração.
Giuliana.

Anônimo disse...

lindoooooooooooooooooooooooooo

Valdir disse...

MEUS IRMÃOS EU GOSTO MUITO DO CONJUNTO NOVO ALVORECER. PARA VOCÊS TEREM UMA IDÉIA, EU TENHO UM PLAY BACK DO LP SENTINELA E NUNCA SERÁ QUE ALGUÉM TEM A LETRA DA MUSICA VIOLÊNCIA E QUE PODERIA ME ENVIAR.. Email.zagovaldir@gmai.com

Valdir disse...

MEUS IRMÃOS EU GOSTO MUITO DO CONJUNTO NOVO ALVORECER. PARA VOCÊS TEREM UMA IDÉIA, EU TENHO UM PLAY BACK DO LP SENTINELA E NUNCA SERÁ QUE ALGUÉM TEM A LETRA DA MUSICA VIOLÊNCIA E QUE PODERIA ME ENVIAR.. Email.zagovaldir@gmai.com

Zel disse...

Noooossa,a trilha sonora da minha infância foi desse grupo! Canções belíssimas que nos levava a adorar a Deus e continua até hoje. Que saudades!!!!

Segismundo Donato disse...

Inesquecível o grupo Novo Alvorecer.A materia nos trás a verdade. Hoje, somente a internet pra nos trazer essas relíquias.

help.linux disse...

Você tem o contato do Daniel Vieira?

Unknown disse...

Oi Gente...tenho todas as músicas do novo alvorecer....pois sou fã dese meus 5 anos, hoje tenho 47, e nunca deixei de ouvir essas maravilhosas e verdadeiras composições do Daniel....sou grato por ter em minha vida e na minha família o Novo Alvorecer...Uma dádiva do Céu !

Unknown disse...

Olá pessoal
Eu ouço muito esses louvores, cantei muitos deles na igreja no tempo de juventude. Estou pensando em lançar um desafio para todos que conheceram esse Conjunto.
Organizar um culto na minha igreja só de louvores do Conjunto Novo Alvorecer.

Esse evento sem data e nem local para acontecer, requer investimentos, dedicação total de todos que se dispuserem a me ajudar.

Eu preciso obter telefone de contato de algum dos ex-integrantes do Conjunto, pode ser até familiar, mas que possa contar a história do Conjunto.

Será um culto de adoração, louvando a Deus com músicas do Conjunto. É uma ideia antiga, mas ainda não consegui concretizar.

Aceito sugestões, e desde já, o convite é para quem canta, toca, penso em fazer um Grande Coral Novo Alvorecer. Nome sugestivo, mas só com permissão de alguém que foi integrante do Grupo.

Desde já peço oração nesse propósito, e podem enviar mensagens ou e-mail (elmocabral@hotmail.com)
Facebook: https://www.facebook.com/elmocabral2018

Cris disse...

Engraçado que tenho apenas 27 anos, mas ao ouvir novamente as músicas desse conjunto, como me emocionei! Minha avó que me apresentou o LP Gênesis, quando eu tinha meus 05 até uns 12 anos ouvia na casa dela. Ela e eu continuamos eternas apaixonadas por este conjunto! Vim aqui em busca de mais informações sobre eles. Deus abençoe! Muito bom saber que tem tanta gente que curte eles!

Unknown disse...

Me converti ainda criança na década de 70, eu adorava com esses louvores maravilhosos do novo alvorecer, minha tristeza é de ver os membros do grupo desaparecendo na forma de pó sendo carregada pelo vento do tempo seguindo a mesma linha da música:além do pó.
Alguns membros veteranos de alguns grupos gospel da mesma época, aparecem e adora a Deus com suas vozes ainda firme e com suas rugas cabelos brancos e calvície, mas nenhum membro do novo alvorecer.
Queria entender a razão do desaparecimento dos saudosos, tenho muita saudade, mas sei que encontraremos na glória.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review