sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Palavrantiga


Palavrantiga
Por Ricardo Oliveira

Palavrantiga é acreditar na poesia da vida – seus percursos alegres ou não – expressada através da música e da escrita.

Desde o lançamento do seu primeiro EP (Palavrantiga – Volume 1) em 2008, ficou claro para quem conheceu o som: quatro roqueiros dispostos a fugir de qualquer caminho óbvio em suas composições, instrumental ou liricamente, expressando sua fé, dúvidas e sua vontade de continuar caminhando.

História pra contar.

Dois mineiros, dois capixabas. Eles já tocam juntos há mais de 5 anos participando de outros projetos e desde 2008 são o Palavrantiga. Cada um faz coisas diferentes em trabalhos paralelos ou estudos, mas antes da faculdade já havia algo em comum que, obviamente, os uniu como banda – a música. Marcos Almeida estuda Arte-Educação, Lucas Fonseca está na faculdade de História, já Felipe Vieira estuda Engenharia Ambiental e Josias Alexandre está perto de ser um engenheiro eletricista. E se nada disso consegue se conectar na sua cabeça imagine que tudo pode inspirar uma boa música.

A expressão Palavrantiga, mais do que um neologismo, é um conceito. “É a união de 4 amigos que se divertem com a boa nova da reconciliação em suas vidas, dia após dia”, afirma Felipe Vieira, contra-baixista. Uma banda que deseja transmitir uma idéia necessária ao viver desses tempos, que se resume numa única expressão sempre usada pelos membros da banda e que vem se espalhando entre os amigos: “Alegria sempre!”.

O feedback do conceito e de tudo que foi produzido a partir dele é extremamente positivo e gera ainda mais sorrisos. Foram mais de 4.000 EPs vendidos em um ano, utilizando o formato SMD – inovador e ideal para uma banda independente que está no início. “O EP em formato SMD possibilitou que mais pessoas nos conhecessem, acredito que nesse sentido ele foi mais eficiente que um CD convencional”, enfatiza Josias Alexandre, guitarrista.

Um número expressivo, ainda somado a quase 130 mil “plays” distribuídos pelas músicas do MySpace, além de 7 comunidades criadas no Orkut. A maior delas já passou dos 1.700 membros ativos e ávidos em receber mais novidades sobre a banda. Desde a simples cifra de uma faixa do EP, até discussões mais elaboradas sobre a poesia das canções. Há apenas poucos meses o grupo está no Twitter e seu número de seguidores não para de crescer. É por lá que agora se pode encontrar o cotidiano de pessoas que citam versos de Palavrantiga em 140 caracteres. Um espaço mais dinâmico e rápido para divulgação de novidades da banda e contato direto com os amigos.
Para o grupo, qual o segredo deste caminhar inicial bem sucedido? “Vi que a gente estava dando esperança para muitas pessoas”, explica Marcos Almeida sobre seus encontros com amigos que admiram o som do Palavrantiga. “É basicamente esse o teor das conversas: esperança, edificação, gratidão, alegria!”, completa o cantor.

Formação
Marcos Almeida - vocal
Josias Alexandre - guitarra
Lucas Fonseca - bateria
Felipe Vieira - baixo

Discografia
2008 - EP Volume 1
2010 - EP Volume 1 Especial (+ duas inéditas)

Participações
TV: Rede Minas, programa Feira Moderna com Henrique Portugal (Skank)
Rádio: Extra FM (BH), programa Balaio. Música mais pedida "Vem me socorrer"
Webrádio: Oi Novo Som. Selo "Destaque da Semana"

Regravação - Novos Intérpretes
- A música "Casa" foi recentemente gravada por Chrystian e Ralf. A canção originalmente lançada no EP Vol. 1 (2008) aparece agora no disco "Para sempre irmãos" ma consagrada interpretação da dupla.
- A mesma canção aparecerá em nova interpretação no disco "Todos juntos por você" do cantor Lucas Souza. A canção foi gravada pelo mesmo, nos dias 15 e 16 de Abril em Vila Velha, ES com participação do {palavrantiga}.
- A obra "Deus, onde estás?" recentemente foi integrada ao disco "Som do Céu canta Haiti". O CD conta com uma música inédita que foi gravada no dia 02 de Abril, com participação do vocalista Marcos Almeida. Toda renda da comercialização do CD será destinada à recuperação das cidades afetadas pelo terremoto.
- A mesma canção entrou em outro projeto sem fins lucrativos: "Em nome do amor" de Goiânia.
- A canção "Amor que nos faz um" recentemente foi solicitada para integrar a coletânea "Amor é um Movimento - Rio", CD organizado pela ONG AMOR É UM MOVIMENTO de São Paulo. O disco já está sendo comercializado na internet.

Loja Virtual

Imprensa
Thiago Abade
(31) 9526.8441

Contato para shows
Clayton Silva
(31) 9669.1771

Palavrantiga na web
Twitter: @palavrantiga

Vídeo
Música: "Pensei" - direção: Vitor Brunnoro


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review