sábado, 2 de outubro de 2010

Shirley Espíndola


Biografia
Shirley Espíndola é cantora, atriz e locutora. Nasceu em São Paulo e fixou residência em Jundiaí há sete anos. Cursou canto popular no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim - C.E.M. - antiga ULM - Universidade Livre de Música na capital paulista entre os anos de 2001/2004, onde se formou com a professora, cantora e atriz, Patrícia Escobar. Participou também do curso "As influências e etapas da carreira de Elis Regina" e do espetáculo musical "Elis uma Sabiá", no Teatro São Pedro em São Paulo. Estudou violão, canto popular e técnica vocal com o maestro Jean Biancardi da escola de música Grupo AMA.

Em 1993 decidiu estudar canto lírico com o tenor Luís Tenáglia e Graziela Sanches. Participou como cantora e atriz coadjuvante do musical "Um Tempo Para O Natal" - From Heaven´s Throne, de David T. Clydesdale, sob a direção de Sérgio Pavarini em 1994, no Teatro Bibi Ferreira em São Paulo.

Em 2000 desenvolveu sua carreira musical cantando profissionalmente e iniciou o projeto de seu primeiro disco, culminando com o lançamento do CD "Bossa Romântica" em 2003. O seu primeiro trabalho foi dirigido e produzido por Roberto Menescal, e contou com a participação especial do músico, compositor e intérprete: Danilo Caymmi. Gravado pela Albatroz Discos e distribuído pela Trama, Bossa Romântica transpôs países, sendo comercializado nos Estados Unidos, Europa e Ásia. No mesmo ano foi lançado no Japão pela gravadora Ponycanyon e Zico Label um CD de uma compilação de composições de Menescal intitulado "Song Book", do qual Shirley Espíndola tem uma participação especial com a canção "A Volta" - Roberto Menescal/Ronaldo Bôscoli.

Em 2005, participou do 8º Prêmio VISA de Música Brasileira - Edição Vocal 2005- e, dos 2.686 inscritos, ficou entre os 24 candidatos classificados para a etapa semi-final.

Em julho de 2006 lançou seu novo disco "Caminho das Águas" de Musica Popular Brasileira Cristã pela Morumbi Produções. Entre outras atividades, ministra aulas de canto/técnica vocal e apresenta o programa cultural na Rádio Difusora AM 810 de Jundiaí "Tons do Brasil", que vai ao ar todos os sábados das 13h às 15h e tem por objetivo levar ao ouvinte uma programação eclética e o melhor repertório da música brasileira de qualidade, além de informações sobre o cenário musical da atualidade; entrevistando críticos e uma lista interminável de artistas reconhecidos pelas mídias especializadas. Shirley apresentou durante 12 meses o programa de variedades e entrevistas "Estilo Mulher" na mesma emissora de rádio.

Atualmente está na pré-produção de seu terceiro CD onde interpreta pela primeira vez, canções do compositor, músico e arranjador Eduardo Gudim e de novos compositores brasileiros.

Voz e Canto - Fisiologia e Arquitetura o mais novo livro de Shirley Espíndola e Aline Tafarelo Vargas, pela Editora In House (160 pags.), acompanha um CD com 26 vocalizes, uma faixa bônus e é dirigido aos profissionais da voz falada e cantada. Voz e Canto conta com a participação especial do otorrinolaringologista Luis Henrique Chechinato Costa, e da cantora e compositora Alaíde Costa, quem escreve o prefácio. Mais detalhes no blog http://livrovozecanto.blogspot.com/

Discografia
2002 - Bossa romântica
2006 - Caminho das águas

Loja virtual
Americanas - CD "Bossa romântica"
iTunes - CD "Caminho das águas"

Shirley Espíndola na web
Blog "Voz e Canto"
Programa Sons do Coração - CD "Caminho das águas"
Editora Ultimato - Novos Acordes

Tons do Brasil
Semanalmente Shirley Espíndola apresenta o repertório mais eclético de música brasileira na Rádio Difusora AM 810 de Jundiaí. O programa Tons do Brasil está no ar desde 2003 e apresenta músicas e bate papo com convidados. Vai ao ar todos os sábados, das 13h às 15 com reprise aos domingos das 20h às 22h.

Participe pelo e-mail tonsdobrasil@uol.com.br ou pelos telefones do ouvinte: (11) 4586-1994 ou (11) 4586-2020.
Ouça o programa online: http://www.tonsdobrasil.com.br/

Vídeo
Teaser do show - "O que me faz feliz"

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review